Influências do Rock na moda de 60 a 80


Rock não é só música, mas também visual e atitude. Não dá para passar batido a contribuição de estilo que os Ícones nos trouxeram ao longo dos anos. Jaquetas de couro, tachas, botas altas, jeans e óculos escuros são apenas algumas peças que fazem parte de nossos guarda roupa.

O rock explodiu na América em meados dos anos 50 e empolgou toda uma geração, modificando sua postura, sua dança e principalmente seu jeito de se vestir. Elvis cresceu ouvindo folk e country e partir daí foi um dos primeiros artistas da onda rockabilly, que misturava country com rhythm and blues. Gel no cabelo, jeans curto com as barras dobradas (que até então só os mineradores usavam), camiseta branca, camisa xadrez e jaqueta de couro perfecto eram suas marcas registradas.

Contemporâneo ao Elvis tinha o Buddy Holly, com estilo menos extravagante e mais nerd, ele usava gravata fininha, blazer ajustado, cardigan curto e óculos de armação pesada. (Hipster?!)

No início dos anos 60 o rock sofria influência folk e Bob Dylan fazia sucesso vestindo jaquetas de camurça, botas cowboy e ternos justos, mas o mais marcante do seu visual era o cabelo desgrenhado e os óculos Ray-Ban Wayfarer (lançado em 1952).

Em 64 o mundo conheceu Beatles, Rolling Stones e The Who. Meninos de cabelos arrumadinhos, ternos e gravatas coloridas. O visual era super moderno na época e até hoje serve de referência para novas criações.

Mais tarde esses mesmos caras mudaram suas roupas e deixaram o cabelo e a barba crescer acompanhando as transformações da música e da sociedade no final dos anos 60. No início dos anos 70 o rock já era estilo de vida e bandeira da geração Hippie. Jimmy Hendrix ditava a moda com lenços, estampas, acessórios em couro e calças boca de sino.

Jim Morrison também tinha seu estilo e na época topou fazer um editorial de moda para a grife de sua esposa, Pamela Courso.

No início da década de 70 também surgiu o glam rock que, mais que um gênero musical se tornou um estilo que se popularizou a partir de David Bowie e seu alter ego Ziggy Stardust. Muito glitter, paêtes, ombreiras e tecidos metalizados. A ideia era o visual andrógeno, misturando roupas masculinas com femininas,  maquiagem e cabelos repicados.

Bowie e Iggy Pop

A banda New York Dolls e suas botas de salto alto.

Os Stones também aderiram ao Glam como estilo.

O Roxy Music era o mais elegante do Glam.

No final da década de 70 começava o movimento Punk na Inglaterra. que surgiu com looks pensados por Vivienee Westwood e uma atitude que defendia a rebeldia, o anarquismo e a crítica social.  As bandas Ramones, The Clash e Sex Pistols usavam jeans skinny rasgado, camisetas justas, tênis ou coturno e jaquetas de couro perfecto.

.Ainda na década de 70 , a banda Kiss e o Alice Cooper também usavam referências do punk e do glam como couro, coleiras, spikes, rebites e tachas, botas de salto alto e maquiagem.

Já nos anos 80, surgem as Hair Bands, bandas de Hard Rock americanas influenciadas pelo Glam. Jon Bon Jovi inspirava com seu permanente, legging e jaqueta de couro. Os óculos escuros da época eram o modelo Aviador, Ray- Ban.

Axl Rose  e Slash do Guns N` Roses também lançaram estilo com bandana e cartola

3 respostas em “Influências do Rock na moda de 60 a 80

  1. Pingback: 13 de Julho – Dia Internacional do Rock | Blog Six One | Inverno 2012

  2. … não existe e não existirá nada comparavel as bandas das decadas de 60,70 e 80
    inclusive em termos d e modas. Com relação a música, o que temoshoje, é pura porcaria,
    rara excessões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s