Perfumes


O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e agua, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma ao corpo. NÃO É SÓ ISSO!! Por traz do perfume que usamos hoje tem toda uma história tão antiga quanto a humanidade. Confira os passos dessa história até os atuais frasquinhos que tanto amamos:

Pré-história: Homens das cavernas melhoravam o gosto dos alimentos queimando madeiras e resinas.

Egito Antigo: Para ritos religiosos os egípcios honravam seus deuses “esfumaçando” os ambientes e produzindo óleos perfumados.

Grécia Antiga: Os gregos usavam perfumes que tivessem características medicinais, essas novas fragrâncias eram trazidas através de suas expedições.

Império Islâmico: Uma contribuição fundamental para a evolução da perfumaria foi a invenção do alambique, pois após esse acontecimento foi possível começar a destilação de  matérias-primas.

Século XII: Para higiene pessoal e para prevenir doenças, os cristãos usavam fragrâncias. Em 1370, o primeiro perfume a base de álcool foi feito especialmente para a rainha da Hungria, Elizabeth.

Século XVI: Fato importante foi quando houve a fusão de duas profissões: a de curtir o couro e a de perfumista, pois a moda dessa época eram as luvas perfumadas usadas pelos nobres da corte.

Idade Média: O perfume é muito usado nos ambientes de banhos públicos.

Século XVII: Época do auge de fragrâncias “animálicas” (extraído de animais). Perfumes intensos com civete e musk.

Renascimento: O auge da moda são os perfumes com fragrâncias doces, florais ou frutais.

Século XVIII: Os cristãos passam a perfumar as cinzas na Quarta Feira de Cinzas. Nesta época os perfumes começam a serem reconhecidos por sua sedução e sensualidade, surgem várias novas fragrâncias e frascos diversificados.

Século XIX: A França se torna capital mundial da perfumaria, através da cidade de Grasse, região de Provence.
Os aromas encontrados na natureza são reproduzidos artificialmente através da química, dai o surgimento das matérias primas sintéticas.

Campos de lavanda em Grasse.

1900 – 1920 – A virada do século e a eletricidade marcaram o início de uma nova era.
Madame Curie descobriu o urano, época em que os primeiros Zepelins atravessavam o céus…
É lançado o Chypre com aromas de patcholi e musgo que deram nome a várias famílias futuras, inspirando muitos clássicos nas décadas seguintes. Nessa época as mulheres começaram a trabalhar.

ANOS 20 – Época do Charleston e das novas notas olfativas para tentar acompanhar a evolução da moda. A década de 20 foi uma das mais criativas na área da perfumaria.
Nasceu Chanel nº 5, o primeiro perfume com materiais sintéticos. Aliás, ao que parece, um assistente do perfumista francês Ernest Beaux teria errado na composição da fórmula da fragrância encomendada pela figurinista Coco Chanel. Em vez de apenas 1% de aldeído undecilênico, a solução recebeu acidentalmente uma dose dez vezes maior. A fragrância resultante foi considerada extraordinária e deu início a um “boom” no uso dos aldeídicos na fabricação de perfumes.

Shalimar Guerlain, 1925

ANOS 30 – Notas orientais (misturas com baunilha) são o máximo da época e dá-se o retorno de algumas fragrâncias clássicas. Greta Garbo, Katharine Hepburn e Jean Harlow dominavam as telas de cinema. Contrariando os tempos de crise, o estilista Jean Patou lançou Joy, o perfume mais caro do mundo. 

ANOS 40 – Paris era a capital do luxo e Nova Iorque ditava o contemporâneo. Hollywood virou a fábrica de sonhos. Os cabelos de Rita Hayworth inspiravam a moda e as curvas de Mae West motivaram a criação do perfume Femme de Rochas.

Femme de Rochas

ANOS 50 – A sofisticação e a inocência de Audrey Hepburn foram traduzidas no perfume L’Interdit de Givenchy. Chanel nº5 ganharia a mais célebre das garotas-propaganda, que confessava dormir apenas com algumas gotas do perfume: Marilyn Monroe.

L interdit, Givenchy

ANOS 60 –  Beatles e os Rolling Stones embalavam o rock dos anos 60. Surgiam as minissaias e a modelo Twiggy, musa da extrema magreza. As grandes mudanças de comportamento eram marcadas por fragrâncias que evocavam a liberdade. Em plena era de Woodstock, as notas florais e aldeídicas são predominantes em quase todas as criações. Madame Rochas foi inspirado no Chanel n 5 mas com um toque de modernidade.

Madame Rochas

ANOS 70 – A grande descoberta da época foi a categoria dos orientais para as mulheres que gostavam de provocar. Yves Saint Laurent lança o Opium.

ANOS 80 – Época do consumismo. Surgiram os florientales. Houve um aumento dos perfumes florais doces.  Dior lança o Poison.

Poison da Dior. Repare que a imagem da mulher diante do espelho forma uma caveira.

ANOS 90 – A década foi marcada pela globalização e pela interatividade e a perfumaria por dois ícones: o unissex CK One e o saboroso Angel. A moda voltava-se para o minimalismo.

 2000  – Volta ao romantismo, florais, novos aldeídicos, novos Chypres, novos orientais. Releitura dos clássicos com formulas mais modernas.

Hoje os perfumes são muito acessíveis, tem para todos os gostos e bolsos. Fiz uma Wishlist com os últimos lançamentos, confira;

Mix feliz de framboesas e peônias, fora a embalagem linda do Oh, Lola - Marc Jacobs

Vanilla e Sândalo trazem a sensação de conforto de um abraço quente. DKNY - Golden Delicious

A embalagem Art Nouveau é um chame a parte. O Prada Candy enche a boca d`agua com um mix de mel, baunilha e caramelo, bem docinho e feminino.

O Fan di Fendi tem cheiro de rica e atrai riqueza com notas de couro, tangerina da Calábria e jasmim. O frasco é uma verdadeira jóia.

O Body da Burberry é para se sentir feminina e poderosa, ele traz notas de absinto verde, associado ao frescor do pêssego, rosas, frésias e íris. O toque final fica por conta das notas de sândalo, âmbar, almíscar e baunilha.

CK One Shock é para chegar e roubar a atenção, ele tem notas de jasmim e de frutas mergulhadas em chocolate. Yummmy!!

Trésor Midnight Rose traz o mistério da flor que só abre a meia noite. Notas de groselha negra e pimenta rosa.

O Too Too da Betsey Johnson lembra alegria e vontade de dançar, graças as notas de morango e maracujá. Pena que ainda não tem no Brasil mas dá para encontrar nas Sephoras gringas.

9 respostas em “Perfumes

  1. My Wishlist, Mi:

    – Dior = Poison – que vc mesma postou! Espetáculo!
    – Guerlain = Insolence – o My Insolence é bom, mas inesquecível mesmo é o Insolence!
    – Kenzo = Flower – clássico!
    – Issey Miyake – esqueci qual!!! Esqueci o nome, pra ser específica, mas assim que eu lembrar te falo!

    Edições limitadas que valem a pena – e vão me deixar chorando quando acabarem por aqui…

    Ambos DKNY e mais uma vez da coleção Be Delicious!

    Chamam-se Delicious Candy Apple, comprei no escuro e sem qualquer arrependimento o Ripe Raspberry e o Sweet Caramel. Nunca sei de qual gosto mais, há dias em que o “verdinho” (Sweet Caramel) me deixa doida e há dias em que o “vermelhinho” (Ripe Raspberry) me faz pensar que é o melhor. E ainda há outro, embalagem roxa, que não tive oportunidade de conhecer, snif…

    Ah! Mizinha… se vc não conhece, vai atrás de Paco Rabanne, Black Xs… outro para mulheres marcantes! Presença sucesso garantida!

    • Ah amei o texto, AMO perfumes… já nem tenho mais lugar onde colocar E continua aparecendo novos desejos, rs… não, não tem chance mesmo eu gostar de UM perfume e torná-lo eternamente “minha marca”… pra cada momento UMA marca…😉

      Sobre a foto do campo de lavanda: COISA MAIS LINDAAAA… e simplesmente venero tudo o que tem lavanda, incrível!
      Meus favoritos, atualmente:

      – Bvlgari = Omnia Amethyste – não consigo descrever… sentiu e gostou? Vai querer e nunca mais vai deixar de usar!

      – Marc Jacobs = Daisy Eau So Fresh – apesar do “so fresh”, a fixação é excelente (pelo menos em mim). É docinho, mas não enjoado! Fresquinho, bem a cara do verão! (o Daisy é mais forte, prefiro muito o so fresh)

      – DKNY = Be Delicious Fresh Blossom – é um rosa dentro dessa “coleção” Be Delicious. Cheiro de flor, refrescante, tudo isso junto! Fixação “esquisita”, mas sabe? Acho que é aquilo, a gente para de sentir qdo é nosso, sempre que troco de roupa eu ainda sinto, depois, no cabelo e na blusa…

      – Tommy Hilfiger = Tommy Girl – mais cítrico, pra minha surpresa. Fixação excelente, marcante… aliás, o menos marcante dessa minha lista, até agora, eu acho que é o DKNY… pq os demais, usou? Certeza que chamou a atenção!

      – Kenzo = Flower Winter – uma edição limitada (snif) que comprei no escuro esse ano… pensa em algo que vc até pode torcer o nariz assim que passa… mas, dali dois segundos, como que num passe de mágica, a intensidade não enjoativa toma conta e vc se dá conta do quanto é poderoso, te dá sensação de que está pronta pra seduzir qqr um a qqr custo. Acho que o Omnia Amethyste também se encaixaria nessa descrição…

      – Victoria’s Secrets – infinidade… desde o clássico Love Spell ao “cheirinho de banho” do Secret Charm às novas fragrâncias Wild Scarlet e Luscious Kisses.

    • Eu to desejando esse Fendi…É muito poder!! O Insolence me lembra umas balinhas da infância hahaha ADORO! Outro que eu não provei mas já desejo pela embalagem é o Candy Prada!!

      O meu atual é o Madame do Jean Paul =)

      Beijoss

  2. e eu fiquei clicando um milhão de vezes e apareceram 3 mensagens… Mi, se quiser, apaga a primeira delas, a segunda e a terceira foram desmembramentos da primeira, hahahah

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