Protetor solar e maquiagem


Usar filtro solar no rosto deve fazer parte da nossa rotina diária e se ainda não faz parte da sua, comece já! Os raios solares são os maiores responsáveis por manchas e envelhecimento precoce. Já existem no mercado diversos tipos de protetor solar com ou sem cor, que dão aquela leve corrigida na pele, uniformizando o tom e disfarçando as imperfeições. Por outro lado, também existem maquiagens com fator de proteção solar, como batom, blush, pó e base.

De acordo com especialistas, é preciso conhecer uma diferença importante.
Existem 3 tipos de produtos:o protetor solar comum incolor, o protetor solar colorido e a maquiagem com fator de proteção solar. O segundo possui exatamente a mesma função do primeiro, mas com aditivo de pigmentos, que permite que a pele pareça mais lisinha e uniforme, como acontece quando passamos maquiagem. Já o terceiro tipo não é tão eficaz para proteger a pele. Normalmente as maquiagens com proteção solar possuem no máximo FPS 20, o que não é suficiente para quem vai ficar ao ar livre. São eficazes em dias nublados ou chuvosos, ou para proteger da tela do computador ou TV.

Qual a frequência que devemos reaplicar o filtro durante o dia?

De um lado os dermatologistas dizem que o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Por outro lado, a gente quer ficar bonita e maquiada o dia todo e não há meios de lavar o rosto, reaplicar o filtro e refazer todo o make up a cada duas horas! Então o que fazer?

Se o programa for praia, piscina ou atividade ao ar livre não tem jeito, tem que ser filtro solar mesmo! Agora, se você for passar o dia trabalhando em um escritório a história é outra: aplique o filtro solar normal ou colorido de manhã antes da maquiagem todo santo dia  e sem desculpa. Assim ele ficará mais em contato com a pele e protegido pelos outros produtos. Lá pela hora do almoço, você dá aquela checada na pele. Se o dia foi tranqüilo e o pó da maquiagem ainda está intacto, com certeza o filtro solar também estará lá cumprindo a sua função e não há necessidade de reaplicar. Se a maquiagem saiu um pouco, mas não há ponto de ter que refazer tudo, leve na bolsa maquiagens para retocar com filtro solar e aí você não precisa recomeçar do zero para continuar protegida.

Como escolher o filtro solar ideal?

Experimentando! O que pode ser ideal para mim, pode não ser para você. Existe uma infinidade de ótimos produtos nacionais e importados nas farmácias, o que você precisa levar em consideração é a textura e o FPS, sempre acima de 30 e oil free, para não ficar com aquele aspecto cansado e de maquiagem derretida ao longo do dia.

Como eu tenho pele é oleosa,  estou usando o VICHY Capital Soleil FPS 30, ele tem o toque seco, é oil free e ainda de quebra controla o brilho, fantástico! Funciona como um primer antes da base.

 A Adcos tem uma linha ótima de fotoproteção com cor, eu já usei o bloqueador solar tonalizante gel creme FPS 40 na cor peach (bege claro) e gostei muito principalmente da cor e do efeito mate.

Neutrogena Ultra Light – Hidratante facial dia FPS30. Promete hidratar a pele sem deixar oleosa e ainda protege dos raios solares. Não experimentei mas é o próximo da minha wishlist. Versão pele seca e normal/ pele mista e oleosa.

Qual é o seu favorito filtro solar favorito?

8 respostas em “Protetor solar e maquiagem

  1. Eu uso Anthelios AC Helioblock Fluid FPS 40 para pele oleosa e acneica da La-Roche Posay.

    Dica técnica: se o FPS é 50 ou mais, necessariamente o flltro solar será mais “gorduroso”, então, para peles oleosas e com tendência a acne, como a minha, o ideal seria FPS 30 ou 40, que é o que eu faço.

    Esse da La-Roche é excelente, textura bem fluida, passa um pouco e espalha MUITO, eu adoro!

    Ah! E espero não ficar com a pele como a da Kate Moss, da foto que vc postou no “com maquiagem/sem maquiagem”. Uso filtro solar todos os dias, esteja ou não atrasada, passo meu esfoliante anti-acne e filtro logo em seguida! =)

    • Nê, obrigada pela dica, são vocês que fazem o blog!

      Sua rotina de esfoliante e filtro é ótima, aliás eu ainda falarei sobre esfoliantes. Fique despreocupada, você nunca vai ficar como a Kate, hahaha. Ela mesma já disse que exagerou horrores: “Eu era uma verdadeira adoradora do sol. Amava ficar deitada, torrando. Mas não faço mais isso. Agora, pela primeira vez na minha vida, uso filtro com proteção 50!” …Antes tarde do que nunca…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s