Faxina nos pincéis


Um dos maiores pecados em termos de beleza é a falta de limpeza dos pincéis, eu sei que dá preguiça e muitas vezes falta tempo para tal tarefa, mas você sabe quais os prejuízos que isso pode trazer? É como se esquecer de lavar o rosto! Tomando os cuidados adequados, você também prolonga a vida útil dos pincéis, que cá para nós, são bem caros!

Como os pincéis afetam sua pele

Ao mesmo tempo em que as cerdas coletam os pigmentos dos produtos, elas acumulam óleo, sujeira e bactérias. Isso afeta em cheio peles sensíveis e com tendência à acne, pois o acúmulo de impurezas pode ser transferido para a pele e provocar cravos e espinhas. O mesmo vale para as esponjinhas de pó e base. Outro perigo é emprestar gloss e batom, pois eles podem ser um meio de propagação de vírus, como o Herpes. Sombras, lápis, delineadores e rímeis podem transmitir conjuntivite. Tudo que entra em contato com áreas úmidas, como olhos e boca, podem abrigar bactérias e vírus. Eu sempre fui a “chata”, mas acho que maquiagem é item pessoal e não se empresta!!

Dicas de limpeza

Além da saúde, pincéis limpos ajudam a fazer uma maquiagem melhor, deslizam com mais facilidade e permitem que você use exatamente a cor que deseja sem a interferência de outras. A frequência da limpeza deve ser de preferência uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, dependendo da utilização. Domingo passado eu tirei a tarde para organizar a bagunça das maquiagens e fazer a faxina nos pincéis e esponjas. Eu costumo usar uma mistura de shampoo para bebê com bicarbonato de sódio – isso ajuda a desinfetar e desodorizar. Depois de limpos, deixo secar deitados sobre uma toalha. Nunca deixe o pincel secar em pé, pois a água vai escorrer para a base e pode soltar a cola que prende as cerdas. Não deixe os pinceis de molho com as cerdas para baixo e nem torça as fibras, isso pode amassar-los e fazer com que percam o formato original, o ideal é usar água corrente no sentido das cerdas.

Marcas como MAC, Sephora e Contém 1g, tem produtos específicos para limpeza de pincéis. Eu nunca usei, mas são bem práticos e permitem que você use os pincéis logo após a limpeza, o que não acontece na higienização com água e shampoo.

Primeiro borrife o produto em um lenço de papel ou toalha de tecido – a toalha é mais eficaz para remover a sujeira e não se desfaz, é legal reservar uma só para isso. Esfregue, cuidadosamente, o pincel fazendo movimentos circulares, em seguida seque com um lenço ou toalha seca.

E vocês? Conhecem algum truque de limpeza diferente?

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

4 respostas em “Faxina nos pincéis

  1. Mi, como eu uso muita maquiagem, fico intercalando entre as lavagens com shampoo e os limpadores de pincéis. O da Contem 1g é muito bom, deixa bem limpinho e sem cheiro… quebra um galhão! Acho inclusive indispensavel usar o limpador de pincel antes da lavagem, a sujeira descola mais facil, principalmente se o pincel em questão for o de batom! Tbm uso uma receitinha que um maquiador gringo me deu pra fazer limpador de pincel em casa, muito boa!

      • A receitinha é:
        1 copo de agua mineral – 1/4 de copo de alcool – 1/2 colher de sopa de detergente neutro com agente condicionante – 1/2 colher de sopa de shampoo de bebê – 1 colher de sopa de leave in líquido.
        Coloca os ingredientes aos poucos num recipiente de vidro, e mistura tudo, sem deixar fazer espuma. Depois é só colocar num borrigador, ou num outro frasco pra ir utilizando. Dura uns 4 meses se guardar bem fechadinho🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s